Tomando-se por base a composição quimíca das células(àgua, alatrólitos , lipídeos,carboidratos, e proteínas), as degenerações são agrupadas de acordo com a natureza da substância acumulada, sendo então as degenerações classificadas em:
- Degenerações por acúmulo de água eletrólitos ex: Degeneração hidrópica ;
- Degeneração por acúmulo de proteínas, as mais importantes são as degenerações hialina e mucóide;
- Degenerações por acúmulo de lipídeos;de maior interesse são a esteatose e as lipidoses;
- Degeneração por acúmo de carboidratos , na maioria dos casos o acúmo de carboidratos nas células dar-se as deficiências de enzimas responsavéis por sua metabolização; as glicogenoses e as mucopolissacaridoses são as principais.
Degeneração hidrópica é a lesão celular revérsivel caracterizada pelo acúmulo de água e eletrólitos no interior da célula,tornando -a tumefeita, aumentada de volume.
DEGENERAÇÃO HIALINA
O conceito de degenetação hialina é morfotintorial: trata-se do acúmulo de material acidófilo no interior da célula. O mateial acúmulado é próteico , mas as alterações que levam ao seu acúmulo variam de caso para caso.
DEGENERAÇÃO MÚCOIDE
São conhecidas duas condições:hiperprodução de muco pelas células mucíparas dos tratos digestivo e respiratório,levando-as a se abarrotar de glicoproteínas (mucina),podendo inclusive causar morte celular;
Síntese exagerada de mucinas em adenomas e adenocarcinomas, as quais garalmente extravasam e lhe conferem aspecto de tecido múcoide.
ESTEATOSE
É o acúmulo de gorduras neutras (mono,di ou triglicerídeos)no citoplasma de células que normalmente não armazenam.
Bogliolo, patologia , 21/08/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário