sábado, 28 de agosto de 2010

Adaptaçoes celulares ao estresse

As adaptaçoes sao alteraçoes reversiveis em numero, tamanho ,fenotipo, atividade matabolica ou das funçoes celulares,em resposta as alteraçcoes no seu ambiente.As adaptaçoes fisiologicas normalmente representam respostas celulares a estimulaçao normal pêlos hormônios ou mediadores quimicos endogênos (ex. , o aumento da mama e do utero ,induzindo por hormônio ,durante a gravidez).As adaptaçoes   patologicas sao respostas ao estresse que permitem as celulas modular sua estrutura e funçao escapando,assim ,da lessao. Tais adaptaçoes podem ter varias formas distintas.




HIPERTROFIA
Aumento da celula e do orgão ,sempre em resposta a elevaçao da carga de trabalho .,induzida por estresse mecânico ou por fatores de crescimento , ocorre em tecidos incapazes de divisao celular.




 HIPERPLASIA
 


Aumento do numero de celulas em resposta a hormonio e outros fatores de crescimento, ocorre em tecidos cujas celulas sao capazes de se dividir.


ATROFIA

Diminuiçao da celula e do orgão ,como resultado da diminuiçao  do suprimento de  nutrientes ou por desuso ,associada a diminuiçao de sintese e a aumento da quebra proteolitica das organelas celulares.

METAPLASIA

Alteraçao  do fenotipo em celulas diferenciadas, sempre em resposta a irritaçao crônica que torna as celulas mais capazes de suportar  o estresse,  em geral induzida por via de diferenciaçcao  alterada  das celulas -tronco  nos tecidos, pode resultar em reduçao das funçoes  ou tendência aumentada para transformaçao maligna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário