terça-feira, 2 de novembro de 2010

Matriz Extracelular(MEC) e Interaçao da Matriz celular

A celula cresce,movimenta-se e diferencia-se  em contato intimo com macromoleculas fora da celula que constitue a MEC.Ha uma evidencia assoberbante nessas funçoes celulares.
A MEC  e secretada localmente e agrupae -se numa rede nos espaços em torno das celulas.Ela forma uma proporçao significativa do volume de qualquer tecido.A MEC tem muitas funçoes.por exemplo, as proteinas da matriz  sequestram  agua, que fornece turgencia dos tecidos moles e minerais, que dao rigidez aos tecidos esqueleticos.Elas atuam tambem como um reservatorio aos fatores de crescimento,controlando a proliferaçao celular.A MEC e importante para as interaçoes celula a celula e fornecem um substrato as celulas para aderirem,migrarem e proliferarem, modulando diretamente a forma e funçao celulares. A sintese e degradaçao da MEC acompanham a morfogenese, a cicatrizaçao de ferimentos e os processos fibroticos cronicos, bem como a invasao tumoral e as metastases.
 Tres grupos de macromoleculas,que estao,com frequencia, associadas fisicamente, constituem a MEC; (1) proteinas estruturais fibrosas,como os colagenos e as elastinas;(2) um grupo diverso de glicoproteinas adesivas; e (3) proteoglicanas e acido hialuronico.Essas macromoleculas estao presentes nas junçoes intercelulares   e superficies  celulares e podem agrupar-se  em duas organizaçoes gerais;matriz intersticial e membrana basal(MB).
A matriz intersticial esta presente nos espaços entre as celulas epiteliais, endoteliais e dos musculos lisos no tecido  conjuntivo.
Ela consiste em colageno fibrilar e nao-fibrilar ,elastina, fibronectina,proteoglicanas, hialuronato e outros componentes.As membranas basais são produzidas por celulas epiteliais e mesenquimaticas e estao intimamente associadas a superficie celular. Elas consistem numa rede de colageno nao-fibrilar amorfo(amaioria do tipo IV ), laminina, sulfato de heparan, proteoglicana, e outras glicoproteinas.

Robbins e Cotran, 7 ediçao...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário