domingo, 24 de outubro de 2010

Definições de Reparo

REGENERAÇÃO: Refere-se ao crescimento de células e tecidos para substituir estruturas perdidas,como. por ex.,o crescimento de um membro amputado nos anfibio.Nos mamiferos ,todos os orgãos e tecidos complexos raramente se regeneram após a cicatrização, e o termo é aplicado, em geral, a certos processos ,como crscimento do fígado e do rim após,respectivamente ,hepatectomia parcial e nefrectomia unilateral. Os tecidos com alta capacidade proliferativa, como o sistema hematopoiético,os epitélios cutâneos e o trato gastrointestinal .renovam-se continuamente e podem regenerar -se após uma lesão ,enquanto as células não forem destruidas.
CICATRIZACÃO é em geral ,uma resposta tecidual (1) a um ferimento (comumente na pele), (2) aos processos inflamatorios nos orgãos  internos,ou (3) á necrose celular em orgãos incapazes de regeneração.A cicatrização consiste, variavelmente , em dois processos distintos: regeneração e deposição do tecido fibroso ,ou formação cicatricial.
 A regeneração requer um a arquitetura de tecido conjuntivo intacto.Ao contrario se a estrutura da matriz extracelular (MEC) estiver danificada, causando alterações na arquitetura tecidual.
2        

Nenhum comentário:

Postar um comentário