domingo, 24 de outubro de 2010

Reparação por Cicatrização,Formação de Cicatriz e Fibrose

A regeneração envolve a restituição dos componentes teciduais idênticos áqueles removidos ou destruidos.Ao contrário, a cicatrização é uma resposta fibroproliferativa que "remenda" em vez de restaurar um tecido.É um fenômeno complexo, porém ordenado, que envolve um número de processos:
  • Indução de processo inflamatório em resposta á lesão inicial, com remoção de tecido danificado ou morto.
  • Proliferação e migração de células teciduais parenquimatosas e conjuntivas.
  • Formação de novos vasos sangüneos (angiogênese)e tecido de granulação
  • Síntese de proteínas da MEC e deposição de colagéno 
  • Remodelação tecidual
  • Contração da ferida 
  • Aquisição de resistência da ferida
   Nem todos esses eventos ocorrem em toda reação de reparação.O processo de reparação é influenciado por muitos fatores,incluindo:
  • O ambiente tecidual e a extensão do dano tecidual
  • A intensidade e duração do estímulo
  • Condições que inibem a reparação, como a presença de corpos estranhos ou oferta sangünea inadequada
  • Várias doenças qie inibem a reparação (diabetes,em particular)e tratamento com esteróides.
  Sem levar em consideração esses fatores, o processo de reparação tecidual tem alguns aspectos gerais básicos:
  • O objetivo do processo de reparação é restaurar o tecido a seu estado original.A reação inflamatória iniciada pela lesão contém o dano elimina o estímulo nocivo,remove o tecido lesionado e inicia a deposição dos componentes da MEC na  área da leão.
  • Alguns tecidos podem ser completamente reconstituidos após a lesão, como o reparo ósseo após uma fratura ou a regeneração da superficíe epitelial num ferimento cutâneo.Aos tecidos que são incapazes de regeneração, a reparaçao é realizada pela deposição de tecido conjuntivo, produzindo uma cicatriz.Esse termo é utilizado com mais fraquência em conexão á  cicatrização de ferida na pele, porém é também utilizada para descrever a substituição de céluas parenquimatosas pelo tecido conjuntivo,como no coração após infarto cardíaco.
  • Se o dano persistir . a inflamação torna-se crônica e o dano e a reparação teciduais podem ocorrer concomitantemente .
     A  deposição de tecido conjuntivo nessas condições é referida geralmente como fibrose.No sentido mais amplo , o termo fibrose aplica-se a qualquer deposição anormal de tecido conjuntivo, sem levar em consideração a causa.





   

Definições de Reparo

REGENERAÇÃO: Refere-se ao crescimento de células e tecidos para substituir estruturas perdidas,como. por ex.,o crescimento de um membro amputado nos anfibio.Nos mamiferos ,todos os orgãos e tecidos complexos raramente se regeneram após a cicatrização, e o termo é aplicado, em geral, a certos processos ,como crscimento do fígado e do rim após,respectivamente ,hepatectomia parcial e nefrectomia unilateral. Os tecidos com alta capacidade proliferativa, como o sistema hematopoiético,os epitélios cutâneos e o trato gastrointestinal .renovam-se continuamente e podem regenerar -se após uma lesão ,enquanto as células não forem destruidas.
CICATRIZACÃO é em geral ,uma resposta tecidual (1) a um ferimento (comumente na pele), (2) aos processos inflamatorios nos orgãos  internos,ou (3) á necrose celular em orgãos incapazes de regeneração.A cicatrização consiste, variavelmente , em dois processos distintos: regeneração e deposição do tecido fibroso ,ou formação cicatricial.
 A regeneração requer um a arquitetura de tecido conjuntivo intacto.Ao contrario se a estrutura da matriz extracelular (MEC) estiver danificada, causando alterações na arquitetura tecidual.
2