sábado, 11 de setembro de 2010

Envelhecimento Celular

   O envelhecimento celular  e o resultado do declineo progressivo do tempo de vida e da capacidade proliferativa das celulas e dos efeitos da exposiçao continua a fatores exogenos que causam acumulos  de lesoes moleculares e celulares.
  O envelhecimento e um processo que ocorre de leveduras a humanos,e - pelo menos em modelos de organismos simples -parece ser regulado por um numero limitado de genes. Varios sao os mecanismos conhecidos ou suspeitos de serem responsaveis pelo envelhecimento celular.

  • lesao do DNA.    O envelhecimento celular esta associado ao aumento de lesoes  o DNA, as quais podem acontecer durante a replicaçao normal do DNA  e que podem ser exacerbadas por radicais livres.Embora a maioria das lesoes de DNA seja reparada pelas enzimas de reparo ,algumas  persistem e se acumulam quando as celulas envelhecem.

  • Decrescimo da replicaçao celular.  Todas as celulas normais tem capacidade limitada de replicaçao , e apos um numero fixo de divisoes ,estacionam em um estado terminal de nao-divisao,  conhecido como senescencia replicativa.O envelhecimento esta associado a progressiva senescencia replicativa das celulas.

  • Capacidade  regenerativa  reduzida das celulas -tronco nos tecidos.Estudos recentes sugerem que com o envelhecimento a proteina p16 (CDKN2A) se acumula nas celulas -tronco, fazendo com que elas percam progressivamente a capacidade de auto-renovaçao .

  • Acumulo de lesoes metabolicas .O tempo de vida da celula e determinado tambem por um equilibrio entre a lesao resultante de eventos metabolicos que ocorrem no interior da celula e as respostas moleculares que podem reparar a lesao.

  • Estudos em organismos-modelo,como o verme  Caenorhabditis elegans,mostraram que os fatores de crescimento ,tais como o fator de crescimento semelhante a insulina e as vias de sinalizaçao intracelular, induzidas por esses hormonios ,tendem a reduzir o tempo de vida.  


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário