domingo, 21 de novembro de 2010

CHOQUE

       Sindrome clinica caracterizada pela incapacidade do sistema circulatorio de manter uma irrigaçao sanguinea adequada da microcirculaçao, com a consequente perfusão inadequada de orgãos vitais.

DEFININDO TERMOS:

           HEMATOMA: acumulo de sangue dentro do tecido.
      

       HEMOTORAX: acumulo de sangue dentro da cavidade do torax.

     
        HEMOPERICARDIO: acumulo de sangue na regiao peritoneal.


       HEMARTROSE: acumulo de sangue nas articulaçoes.

       PURPURO:   Hemorragia um pouco maior que 3 mm.

       EQUINASE: Sao tipicos apos um traumatismo.

       PETEQUIA: Pequenas hemorragias de 1 a 3 mm.

       MELENA: Presença de sangue nas fezes.

      HEMATENESE: E  sangue no vomito.  
     

CONGESTÃO

         A congestão e um processo passivo resultante do reflexo externo deficiente de um tecido.Ele pode ocorrer sistematicamente como na insuficiencia cardiaca ou pode ser local, resultante da obstruçao venosa isolada .

HIPEREMIA

       A hiperemia e um processo ativo resultante do fluxo interno tecidual, aumentado, devido a dilataçao arteriolar, como no musculo esqueletico durante o exercicio ou local de inflamaçao.
       O tecido afetado e vermelhado pelo congestionamento dos vasos com sangue oxigenado.

DIATESE HEMORRAGICA

   E o sangramento capilar que pode ocorrer sobre condiçoes de congestao cronicas,que e uma tendência aumentada a hemorragia de lesao geralmente insignificante que e vista  numa grande variedade de dusfunçao coletivamente clinica.

HEMORRAGIA

        Geralmente indica um extravassamento de sangue em virtude da ruptura de um vaso.A ruptura de uma  grande arteria ou veia ,no entanto quase sempre decorre de uma lesao vascular incluindo traumatismo ,aterosclerose ou erosão inflamatoria ou neoplasia da parede do vaso.Existe dois tipos de hemorragia: INTERNA e EXTERNA.

sábado, 20 de novembro de 2010

TIPO DE CICATRIZAÇAO POR TERCEIRA INTENÇAO

TERCEIRA INTENÇAO:Designa a aproximaçao das margens da ferida (pele e subcutaneo) apos o tratamento aberto inicial,Então , ocorre quando ha ferida,que deve ser tratada primeiramente, para então ser suturada posteriormente.

TIPOS DE CICATRIZAÇAO

PRIMEIRA INTENÇAO: e o tipo de cicatrizaçao que ocorre quando as bordas opostas ou aproximadas, havendo perda minima de tecido,ausência de infecçao e minimo edema.
   A formaçao de tecido de granulaçao não e visive.
   EX:ferimento suturado ciurgicamente.


SEGUNDO INTENÇAO: neste tipo,   ocorre perda execessiva de tecido com a presença ou não e possivel.As feridas são deixadas abertas e se fecharão por meio de contraçao e epitelizaçao

domingo, 7 de novembro de 2010

CICATRIZAÇÃO HIPERTRÓFICA .QUELÓIDE.

  Cicatrização hipertrófica e quelóide são duas condições em que há formação excessiva de tecido conjuntivo denso em cicatriz cutânea, a qual pode adquirir volume considerável. A cicatriz hipertrófica tende a ser reversível, regredindo parcialmente com o passar do tempo. O quelóide forma tumorações nas aréas de cicatrização, mesmo em feridas pequenas , podendo não regredir ou ter regressão  muito lenta.Nos dois casos, o aspecto microscópio é semelhante : as fibras colágenas são irregulares ,grossas , e formam feixes distribuídos ao acaso, contendo capilares e fibroblastos em maior número do que uma cicatriz normal.Essas  duas lesões são mais freqüentes em jovens negros ou amarelos, mas não se conhece o defeito que leva ao descontrole da síntese do colágeno nos dois processos.Trata-se de situações em que os mecanismos de degradação da MEC  estão reduzidos.      

MECANISMOS DE SINALIZAÇÃO NO CRESCIMENTO CELULAR

      Todos os fatores de crescimento funcionam por ligações a receptores específicos, que distribuem sinais ás células-alvo.Esses sinais têm dois efeitos gerais:(1) estimulam a transcrição de muitos genes que estavam silenciosos nas demasi célulase (2) vários desses  genes regulam a entrada de células no ciclo celular e sua passagem através dos vários estágios desse ciclo.Nesta seção revisaremos os processos da transdução do sinal iniciado pelo receptor conforme se aplicam aos fatores de crescimento e moléculas de sinalização em geral e seu papel na regulação do ciclo celular.
    A proliferação celular é umm processo firmemente regulado que envolve um grande número de moléculas e vias inter-relacionadas.O primeiro evento inicia a proliferação celular é, em geral, a ligação de uma molécula de sinalizaçã, o ligante, a um receptor celular específico.Como podemos ver, bos ligantes típicos são fatores de crescimento e proteínas da  MEC.Serão destcritas diferentes classes de moléculas receptoras e as vias pelas quais a  ativação receptora inicia uma cascata de eventos levando á expressão de genes específicos.Com base na fonte do ligante e na localização de seus receptores- nas mesmas células adjacentes  ou distantes- , três  modelos gerais de sinalização, chamados de autócrino.parácrino e endócrino, podem ser distinguindo:
         
  SINALIZAÇÃO AUTÓCRINA:  as celulas respondem ás moléculas de sinalizaçao que elas mesmas secretam, estabelecendo assim uma alça autócrina. Vários fatores de crescimento polipeptídeos e citocinas agen dessa maneira. A regulação dos crescimento autócrino desempenha uma função na regeneração do fígado,proliferação de linfócitos estimulados por antígenos e crescimento de alguns tumores.Os tumores, com frequência, produzem em excesso fatores de crescimento  e seus receptores.então, estimulam sua própria proliferação através de uma alça autócrina.
 SINALIZAÇÃO PARÁCRINA: um tipo de célula produz o ligante o qual atua nas células-alvo adjacentes  que expressam  os receptores apropriados.As células reagentes estão em íntima proximidade com a célula produtora de ligante e são em geral, de um tipo diferente. A estimulação parácrina é comum na reparação do tecido conjuntivo da cicatrização  de ferimentos, em que um fator produzido por um tipo de célula (p.ex um macrófago) tem seu efeito de cresciemnto nas células adjacentes (p. ex. um fibroblasto ). A sinalização parácrina é  também  é necessaria á replicação  de hepatócito durante a regeneração hepática. Um tipo especiaol de sinalização parácrina , denominada justácrina , ocorre quando a molécula sinalizadora (p. ex, fator necrosante   de tumor, TGF-alfa e fator de crescimento   epidérmico ligado á heparina ) estiver estabilizada  na membrana plásmatica de outra célula. Neste tipo de sinalização, a interação receptor-ligante é dependente e promove a adesão célula-célula.
 SINALIZAÇÃO ENDÓCRINA: os hormônios são sintetizados pelas células dos orgãos endócrinos e atuam  nas células-alvo distantes de seu local de síntese, sendo carregados, em geral, pelo sangue.Os fatores de crescimento também podem circular e atuar em locais diferentes, como no caso do HGF. Várias citocinas, como aquelas associadas aos aspectos sistêmicos da inflamação  também atuam como agentes endócrinos.
              

terça-feira, 2 de novembro de 2010

FORMAÇAO DA CICATRIZ

     Os fatores de crescimento e citocinas liberadas no local lesao induzem a proliferaçao e migraçao de fibroblastos  na estrutura do tecido de granulaçao dos novos vasos sanguineos e na MEC frouxa que se forma inicialmente no local da repaçao.
 são tres os processos que participam na formaçao de uma cicatriz;(1)emigraçao e proliferaçao de fibroblastos no local da lesao,  (2) deposiçao da MEC(3)remodelaçao tecidual.

Matriz Extracelular(MEC) e Interaçao da Matriz celular

A celula cresce,movimenta-se e diferencia-se  em contato intimo com macromoleculas fora da celula que constitue a MEC.Ha uma evidencia assoberbante nessas funçoes celulares.
A MEC  e secretada localmente e agrupae -se numa rede nos espaços em torno das celulas.Ela forma uma proporçao significativa do volume de qualquer tecido.A MEC tem muitas funçoes.por exemplo, as proteinas da matriz  sequestram  agua, que fornece turgencia dos tecidos moles e minerais, que dao rigidez aos tecidos esqueleticos.Elas atuam tambem como um reservatorio aos fatores de crescimento,controlando a proliferaçao celular.A MEC e importante para as interaçoes celula a celula e fornecem um substrato as celulas para aderirem,migrarem e proliferarem, modulando diretamente a forma e funçao celulares. A sintese e degradaçao da MEC acompanham a morfogenese, a cicatrizaçao de ferimentos e os processos fibroticos cronicos, bem como a invasao tumoral e as metastases.
 Tres grupos de macromoleculas,que estao,com frequencia, associadas fisicamente, constituem a MEC; (1) proteinas estruturais fibrosas,como os colagenos e as elastinas;(2) um grupo diverso de glicoproteinas adesivas; e (3) proteoglicanas e acido hialuronico.Essas macromoleculas estao presentes nas junçoes intercelulares   e superficies  celulares e podem agrupar-se  em duas organizaçoes gerais;matriz intersticial e membrana basal(MB).
A matriz intersticial esta presente nos espaços entre as celulas epiteliais, endoteliais e dos musculos lisos no tecido  conjuntivo.
Ela consiste em colageno fibrilar e nao-fibrilar ,elastina, fibronectina,proteoglicanas, hialuronato e outros componentes.As membranas basais são produzidas por celulas epiteliais e mesenquimaticas e estao intimamente associadas a superficie celular. Elas consistem numa rede de colageno nao-fibrilar amorfo(amaioria do tipo IV ), laminina, sulfato de heparan, proteoglicana, e outras glicoproteinas.

Robbins e Cotran, 7 ediçao...